Teresa Viana recria paisagens a lápis

08/2017

Teresa Viana recria paisagens a lápis
Ana Weiss, 23/04/1999
O Estado de São Paulo
Teresa Viana não costuma expor seus desenhos. Pelo menos não diretamente. A mostra que se abre amanhã no Escritório de Arte Rosa Barbosa traz 19 trabalhos feitos quando a artista produzia a série de pinturas que mostrou no Paço dasArtes no fim do ano passado, telas que, para ela, são antes demais nada desenhos. Tudo o que pinto parte daíi, é um velho hábito de muitos pintores."

As criações que a artista produziu sobre papel, apesar de terem sido feitas ao mesmo tempo que as telas de sua exposição anterior, contrastam em muitos aspectos com a série de pinturas vista no Paço. Em oposição à densidade eà espessura das telas coloridas pela tinta,Teresa desenhou paisagens sugeridas por traços econômicos feitos a lápis.

Nesta exposição, Teresa também se conteve no uso das cores. Para cada desenho, a artista permitiu-se apenas uma delas, obtidas a partir de guache. O fundo monocromático e transparente é mais uma das oposições à sua série recente de pinturas. "Sinto que conquistei uma nova maneira de tocar o espaço", observa a artista plástica.

A conquista de Teresa aparece na construção das formas sugeridas. Uma série de cinco azuis mostra a forma articulada com que a artista organizou suas paisagens virtuais, de forma que o espectador tem a sensação de ver uma cena imaginária por cinco ângulos diferentes.

"O desenho tem essa natureza peculiar da esquematização mental, da racionalização", explica a artista. Ela conta que, apesar de ser conhecida por sua pintura, tem uma produção grande de desenhos.

"Mas, por outro lado, acredito que meu desenho também depende da minha pintura", pondera. Além de muito papel usado para a criação de suas telas coloridas, Teresa conta com um arquivo de desenhos autônomos nem tão desconhecidos. Antes da atual exposição, ela já havia mostrado seus "esquemas mentais" em 1994 no Salão de Curitiba (pelo qual foi premiada) e no Projeto Macunaíma, em mostra com curadoria de Tadeu Chiarelli. (A.W.)